22 de janeiro de 2017

Você desperdiça sua energia e seu tempo correndo atrás de "Promoções"?

"Graham: What is a cynic?

Darlington: A man who knows the price of everything, and the value of nothing.

Graham: And a sentimentalist, my dear Darlington, is a man who sees an absurd value in everything and doesn’t know the market price of any single thing.”

― Oscar Wilde, Lady Windermere's Fan


No meu último post falei um pouco sobre as melhores corretoras para o Investidor Inteligente em 2017. Já estava preparado para críticas tendo em vista que muitos aqui possivelmente não concordariam com os resultados. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que, na verdade, as únicas críticas foram o fato que não levei os preços promocionais de outras corretoras em conta.

Por isso hoje eu vou falar sobre a tolice que é desperdiçar seu tempo e energia correndo atrás unicamente daquilo que é mais barato e como essa atitude atrasa seu desenvolvimento na busca pela Independência Financeira. O barato pode te sair caro.

Para saber o porquê disso precisamos primeiro entender os conceitos de ganho marginal e custo de oportunidade.

Ganhos marginais são reduções no custo da unidade de um produto. São ganhos mínimos que só trazem lucro em economia de larga escala.

Custo de oportunidade é o quanto você está ganhando ou deixando de ganhar para realizar uma determinada ação em um tempo determinado.
Como isso se aplica na busca pela Independência Financeira?

Nós sabemos que o fator mais importante na busca pela IF é a disciplina dos aportes e o cumprimento estrito de um plano de desenvolvimento da riqueza. Toda vez que você vai atrás de uma Promoção que te faz perder horas para economizar alguns reais então você está abandonado sua disciplina em troca de um ganho marginal. E como você realiza esse ganho marginal poucas vezes no mês ele não te gera lucro. E como essa corrida por promoções faz você alterar seus planos e perder tempo, o custo de oportunidade também não compensa.
A corretora te exige pelo menos 3 operações ao mês para te isentar de custódia? Isso é um perigo porque nos meses em que seus planos não indicarem a necessidade de operar 3 vezes você vai estar tentado a trair seu planejamento para evitar o pagamento da taxa. Toda “promoção” é um incentivo para você mexer na sua carteira. E quanto mais você mexe na sua carteira, mais você perde. Como dizia o próprio Warren Buffett, o mercado financeiro recompensa os preguiçosos.
Portanto, pare de correr atrás de promoções seja na sua Corretora, no Supermercado ou no Shopping. Essas oportunidades “baratas” minam toda a sua disciplina.

Atenciosamente, 


O Acadêmico Investidor.

5 comentários:

  1. Acadêmico, blog adicionado!
    Gostei do post, realmente ficar correndo atrás de promoções nem sempre é vantajoso, podemos incorrer no erro de despender muita energia por um economia muito pequena, eu possuo um calculo do meu valor hora, então sempre consigo ter pelo menos uma base de comparação para saber se esforço utilizado para utilizar uma promoção realmente da VPL.

    ResponderExcluir
  2. Eae Acadêmico!
    De fato as pessoas de iludem com promoções e gratuidades. Como dizem: "melhor desconto é não comprar", rs.
    Apesar que descontos oportunos, quando surgem, devem ser aproveitados.
    []'s.

    ResponderExcluir
  3. Garoto esperto. Estava pensando a respeito disso semana passada. Vamos supor que Joãozinho queira comprar um carro. Esse caro custa 35 mil a vista e 40 mil em 60 vezes. O que seria melhor, Joãozinho comprar o carro a vista e receber o desconto de 5 mil reais. Ou parcelar o carro em 60x enquanto utiliza os 35 mil em investimentos.

    ResponderExcluir
  4. Joãozinho conseguisse 0.8% de juros ao mês nos seus 35 mil reais durante 60 meses. Ele teria 16.800 reais de juros.
    Ou seja ele teria corrido atrás de um desconto bobo!
    Cálculo:
    0.8% juros X 60 meses = 48%
    48% × 35.000 mil ou 0.48 X 35.000 =
    16.800 de juros em cima dos 35k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pobre Hardcore.

      Essa conta não faz o menor sentido.

      De qualquer forma, é vantajoso pagar à vista mesmo.

      Aqui tem um artigo bem completo sobre o assunto:

      http://www.clubedospoupadores.com/automoveis/financiamento-de-carro-vale-pena.html

      Excluir